quinta-feira, 17 de março de 2011

Louis Vuitton

Se formos pensar em malas e bolsas a marca que nos vem logo à cabeça é certamente Louis Vuitton, marca esta que infelizmente não é acessível a todas as bolsas (com muita pena nossa). O segredo do sucesso da Louis Vuitton é aliar sucesso a qualidade e criar objectos de desejo em número limitado.

História

Louis Vuitton nasceu de família humilde em Jura, França, (próximo à fronteira com a Suíça), em 4 de agosto de 1821.
Em 1835, com catorze anos, decidiu mudar-se para Paris. Louis viajou os mais de 400 km entre Jura e Paris a pé. Ao longo do caminho, arrumou diversos trabalhos temporários para sustentar-se. Habilidoso, Louis rapidamente aprendeu como construir baús e bagagens, que à época eram indispensáveis para as viagens (em carroças) das famílias ricas (os profissionais desse ofício eram denominados Layetier ou Malletier em francês, e Trunk maker em inglês; ver, sobre o assunto, essa página sobre história dos baús antigos).
As habilidades de Louis chegaram aos ouvidos de Napoleão III (último Imperador e primeiro Presidente da República da França), que o nomeou para maleiro oficial da imperatriz Eugénie. Louis Vuitton entrou assim em contato com a aristocracia francesa, e teve oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades e refinar seu estilo, lançando as bases de sua empresa.
A empresa Louis Vuitton: Malletier foi fundada em 1853 na rua Neuve de Capucines, em Paris, e rapidamente ganhou sucesso. Em 1858, Vuitton lançou um modelo de baú revolucionário, leve e à prova d’água, com tampo plano (antes desse modelo, os baús tinham tampo arredondado, para permitir o escoamento da água da chuva). Em 1867, a empresa participou da Feira Mundial de Paris. Em 1885, foi aberta a primeira loja em Londers, na Oxford Street.
Em 1888, a Louis Vuitton já tinha problemas com imitadores e falsificadores; naquele ano, Louis criou o primeiro logo para a máquina e passou a estampar todos os seus produtos com “marque L. Vouitton déposée”, ou o equivalente a “marca registrada Louis Vuitton”.
Louis morreu em 1893, e o comando da empresa passou a seu filho, George Vuitton. George fez um esforço para expandir mundialmente o alcance da marca. Em 1893, os produtos Vouitton foram apresentados na Feira Mundial de Chicago; em 1936, quando George faleceu, havia lojas da Vouitton em locais como Nova York, Washington, Alexandria, Bombaim e Buenos Aires.
George Vuitton faleceu em 1936, e o comando passou para seu filho, Gaston-Louis Vuitton. Na gestão de Gaston, durante a Segunda Guerra Mundial, a Louis Vuitton colaborou com o regime nazista que ocupou a França.
A Louis Vuitton notabilizou-se por lançamentos de qualidade e que atendessem às necessidades dos seus usuários. Em 1901, foi lançado o steamer bag (atualmente muito utilizadas por executivos), cujo propósito era abrigar objetos específicos dentro de baús da Louis Vuitton. Na década de 1930, foram lançados os modelos Keepall, Noé e Speedy; esses dois últimos modelos estão presentes até hoje na linha de vendas da empresa.








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